27 de abril de 2011

A Vida Secreta de Marilyn Monroe



A Vida Secreta de Marilyn Monroe, biografia escrita pelo renomado biógrafo de estrelas, J. Randy Taraborrelli, narrando a trajetória de Norma Jeane até tornar-se Marilyn Monroe, mostra um lado de Marilyn que não estamos acostumados a ver. Claro que está lá também a Marilyn conhecida do grande público: desconcertantemente bela, com jeito de sonsa e desequilibrada a ponto de afundar-se em barbitúricos. Mas que monstros eram esses que a faziam engolir pílulas para dormir, relaxar ou acordar como se fossem balinhas? Até que ponto ela era mesmo o estereótipo da “loura burra” ou apenas usava-o a seu favor? São essas e outras perguntas que Taraborrelli responde ao longo das mais de 400 páginas de A Vida Secreta.
Nesta biografia conhecemos uma mulher astuta quando se tratava de bancar a coquete para diretores de estúdio e outros poderosos que pudessem lhe ajudar a alcançar o estrelato. Porém o sucesso almejado era objeto de desejo, fonte de confusão e, sem dúvida, uma forma de Marilyn sentir-se amparada e amada como nunca fora na infância. No livro, conhecemos a menina Norma Jeane, criada em diversos lares adotivos, passando inclusive por um orfanato, mesmo não sendo órfã. A mãe de Marilyn sofria de esquizofrenia, sendo motivo de preocupação para Marilyn, tanto pela saúde da mãe quanto por sua própria sanidade, já que a legendária atriz americana também ouvia vozes e temia ter o mesmo destino da mãe.

Através de inúmeras pesquisas, que incluem históricos médicos, correspondências pessoais, entrevistas e até relatórios do FBI, Taraborrelli desvenda também a dinâmica dos relacionamentos da atriz com o sexo oposto, os motivos de seu primeiro casamento aos 16 anos, a relação de amor e dependência com Joe Di Maggio, o papel de Frank Sinatra em sua vida e a real dimensão de seu envolvimento com os irmãos Kennedy.

Trata-se de uma biografia que desnuda vários mistérios de uma das maiores sex symbols do cinema, retratando a história de uma mulher que conseguia aliar carência e insegurança a um grande poder de sedução que continua até hoje sendo um dos modelos mais exaltados de beleza e sensualidade feminina.

Juliana Dacoregio

Gostei muito e recomendo.

Nenhum comentário: